O Colégio Uma breve história

Desde 1975, ao iniciar as atividades como professor, o Sr. Evaldo Benedito Graboski teve muitos fatos que marcaram momentos de muita dedicação e realizações construindo uma história contada por conquistas. Ao longo desses anos, muitos fatos se concretizaram.

Em 1980, com aquisição do COLÉGIO CÂNDIDO RONDON, localizado na Travessa Tobias de Macedo, 50  localizado no Centro de Curitiba na praça Tiradentes onde implantou os Cursos na época chamados de Supletivo de 1º e 2º Graus e Curso Regular Profissionalizante nas áreas de Administração e Contabilidade.

Em 1985, aquisição do COLÉGIO ANCHIETA, também no Centro na rua Marechal Deodoro, 150 também com o antigo Supletivo e Suplência Profissionalizante de Técnico em Informática e Técnico em Contabilidade onde os formandos sempre ocuparam os primeiros lugares nos exames de suficiência do CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

O ColégioEm 1984, adquiriu o Colégio C.I.C., localizado na Rua Pedro Gusso, 2200- CIC, com sublocação na Escola Dirce Celestino do Amaral, no período da Noite, com os Cursos Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Médio, onde mais tarde, em 1990, construiu a sede própria do Colégio CIC. Foram implantados Cursos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico em Processamento de Dados, próximo ao terminal da CIC, privilegiando a população local com qualidade de ensino para seus filhos. Assim o Profº Evaldo, vendo a necessidade de uma unificação, abriu um processo de mudança de nomenclatura, passando os estabelecimentos a serem mantidos por uma mesma mantenedora: o Complexo Educacional Anchieta Ltda, como SEDE, SUBSEDE I e SUBSEDE II.

Em 1997, adquiriu os Colégios Rui Barbosa SEDE e SUBSEDE I, que oferece cursos na Área da saúde dentre eles Enfermagem, Radiologia e Análises Clínicas e Especializações em Enfermagem do Trabalho e Gestão Hospitalar, colocando uma imensa quantidade de profissionais com capacitação e qualidade e que são disputados pelo mercado de trabalho na área da Saúde.

A integração deste complexo de ensino, onde a Educação e a Formação de discentes para a transformação da sociedade sempre em constante mudança se completa em 2002 com a criação da FAESP- Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, criada para funcionar na Cidade Industrial de Curitiba em decorrência da credibilidade, do reconhecimento e da necessidade da comunidade desta região que nos acolheu com tanto respeito, pois temos em comum o desejo de crescer e promover o ensino e o bem estar de todos que ali moram, bem como estudantes também da região metropolitana de Curitiba. A FAESP funcionou sob responsabilidade do Professor Evaldo Benedito Graboski até o início de 2013 e hoje é administrada por outro grupo econômico.

É com imensa satisfação que a família Anchieta propõe a instituição de um sistema de vida escolar onde haja participação democrática e efetivação da ação educacional, valorizado pela ética, pela formação de atitudes e o sentido de liberdade com responsabilidade, norteando parâmetros para o uso humanizado do saber científico e tecnológico. E que também tem muito orgulho da colaboração de todos os envolvidos, que demandaram de grande dedicação, demonstrando que um trabalho conjunto, em sintonia de uma equipe que busca todos os dias oportunidades para fazer mais e melhor, são sem dúvida o alicerce de toda a rede Anchieta de Ensino.

O Professor Evaldo Benedito Graboski é Diretor Proprietário dos Colégios Anchieta mantidos pelo Complexo Educacional Anchieta e do Colégio Rui Barbosa mantido pela Associação Paranaense de Ensino. É formado em Ciências Administrativas e antes de se tornar empresário na Área de Educação de 1975 a 1980 trabalhou no Banco do Estado do Paraná – Banestado e paralelamente lecionava matemática e contabilidade em diversos Colégios como, Sagrado Coração, Bagozzi, Bom Jesus e Robert Kennedy, também foi Diretor de várias Instituições de Ensino e também administrava uma empresa de Terraplanagem.

Proposta pedagógica

A Proposta Pedagógica, como processo de ampla e profunda discussão e reflexão, construída coletivamente com a participação de toda a comunidade escolar, objetiva:

  • Propiciar a qualidade formal e política do ensino, objetivando o desenvolvimento do educando, o exercício da cidadania, a formação humana e subsídios que levem o educando a construir conhecimentos científicos, tecnológicos, históricos e sociais que contribuirão na sua formação integral;
  • proposta pedagógicaRefletir a singularidade de nossa Instituição, contemplando os princípios da gestão democrática num ambiente onde a prática pedagógica seja reflexiva, concebida e executada pelo coletivo no cotidiano, tendo como base as relações solidárias e cooperativas;
  • Prever o constante aprimoramento, a discussão e a análise da prática pedagógica, propiciando a formação continuada aos colaboradores da educação, para que possam promover a articulação entre teoria e a realidade prática;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas  capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Compreender o desenvolvimento da sociedade como um processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos-sociais, culturais, econômicos e humanos.
  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais adotando, no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
  • Questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Missão e visão

De acordo com os princípios psicopedagógicos e filosóficos que norteiam a sua ação educativa, o COLÉGIO ANCHIETA se propõe às seguintes metas:

  • Instituir um sistema educacional onde haja interação e participação democrática de todos os seus componentes;
  • Oportunizar condições para reconstruir relações sociais significativas, nos princípios da solidariedade, igualdade e identidade, ressaltando valores éticos e sociais; bem como o respeito aos direitos e deveres de cada cidadão;
  • Efetivar a ação educacional que garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidades humanas;
  • Possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno;
  • Construir um conhecimento que capacite o educando a respeitar e viver com as diferenças, com a multiculturalidade, o pluralismo de idéias, o respeito ao meio ambiente, a participação ativa e crítica da sociedade;
  • Estimular, orientar e facilitar o desenvolvimento das aptidões do individuo, tendo em vista que o homem é um ser bio-psico-sócio-cultural que possui necessidades materiais, relacionais e transcendentais.